SENTIR
PODE, FALAR NÃO
Prof
Eduardo Simões
Há algum tempo vemos algo insólito no
mais importante estado da Federação: notícias, fartamente decoradas com fotografias,
imagens de vídeo, etc., dando conta que existe uma grave crise hídrica no
estado, inclusive com severas faltas de água já acontecendo em algumas regiões,
e o governo do estado afirmando categoricamente que está tudo bem, que não há
racionamento, mas apenas “redução da oferta”.
Essa semana, inclusive, ele foi bem
mais longe, chegando a mandar um comunicado “duro” a Ban Kin Moon, o Secretário
da ONU, por causa de uma funcionária da Organização, que, estando no estado, notou
e notificou a falta de alguma coisa, sem deixar de apontar a mais provável das
causas: a inépcia de gestão da empresa concessionária de água, logo isso em um
governo que se gaba de seus “choques de gestão”. O governador, segundo as agências
noticiosas, pôs dúvida a credibilidade da ONU, tudo bem em um país onde se nega
o direito de advogar a Joaquim Barbosa, por falta de idoneidade moral, enquanto
se mantém incólume o registro do condenado Zé Dirceu, chegando inclusive a
ameaçar de não comparecer à próxima Cúpula do Clima, em Nova York. Mais um
pouco e haveria guerra.
Internamente, dizem, que os reparos da
observadora têm fundamento, uma vez que a tal empresa concessionária deu lucros
deveras polpudos aos seus acionistas, talvez a custa de investimentos de
ampliação reservas e prevenção do sinistro atmosférico, mas também aqui não é
saudável falar sobre o assunto. O último que se atreveu foi o presidente da Agência
Nacional de Águas, ANA, dizendo que as bombas nas represas já estavam próximas
de bater no “lodo”. Iiiih! Um “ilustre” deputado do governo logo o chamou de “vagabundo”,
e um secretário da administração estadual disse que o tal presidente é que iria
para o lodo. O governador não disse nada, mas com certeza Narizinho Arrebitado
está muito constrangida.
Aos brasileiros, pois, que vierem a
esse estado e os próprios moradores, falo assim como que em código para evitar...
vocês sabem, devem cuidar para quando sentir sede pedir água, mas não dizerem
para quê.(visite os blogues construindopiaget.blogspot,com.br -- historiatexto...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário