quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ISSO AINDA NÃO ACABOU?

Prof Eduardo Simões

         Ficamos abismados ao ver e ouvir um padre muito conhecido, de uma comunidade religiosa muito conhecida do Vale do Paraíba, durante a homilia de uma celebração eucarística (!), afirmar peremptório: “Eu não voto no PT! Eu não voto no PT”. Vá lá que eu também não morro de simpatias por esse partido, em função dos últimos acontecimentos, mas não julgo adequado que o santo espaço da missa, ainda mais o de uma homilia, um momento para ensinar coisas nobres e elevadas a fieis já saturados da sujeira natural do entorno, seja dedicado a atacar unilateralmente uma determinada agremiação política, como se o baixo nível dos debates do segundo turno estivesse contaminando as ideias desse ilustre sacerdote.
         Tal posicionamento, além de extemporâneo é desprovido de caridade e de discernimento, afinal deve existir entre as milhares de pessoas que frequentam aquela comunidade, nos seus famosos “acampamentos”, pessoas votam no PT. Isso é pecado? Será que naquela missa não havia ninguém que votasse no PT? Com que perturbação no espírito, um simpatizante desse partido não assistiria o restante da liturgia? Essa gente pretende proibir aos católicos de votarem em determinados partidos? Sob que justificativa? Vão associar esses partidos a emanações ou pactos “demoníacos”, como o fazem, disparatadamente, a respeito de tantas coisas e costumes? Foi uma agressão, aparentemente gratuita. Não se pode convidar uma pessoa para ir à nossa casa e recebê-la com um bofetão.
         A política desperta paixão, e a paixão cega aos homens, por isso é fundamental que alguém mantenha a cabeça fria para ter credibilidade como mediador, caso o conflito saia de controle, e ninguém melhor para fazer isso, pelo menos até agora, do que o corpo eclesiástico da Igreja Católica, posicionando-se neutra em relação aos partidos, mas engajada na cobrança da ética ou da falta dela no comportamento público dos políticos, independente de partido. Espero que a atitude desse padre não crie escola.


(visite os blogues construindopiaget.blogspot.com.br  -  historiatexto...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário