ISSO
AINDA NÃO ACABOU?
Prof
Eduardo Simões
Ficamos abismados ao ver e ouvir um
padre muito conhecido, de uma comunidade religiosa muito conhecida do Vale do
Paraíba, durante a homilia de uma celebração eucarística (!), afirmar
peremptório: “Eu não voto no PT! Eu não voto no PT”. Vá lá que eu também não
morro de simpatias por esse partido, em função dos últimos acontecimentos, mas
não julgo adequado que o santo espaço da missa, ainda mais o de uma homilia, um
momento para ensinar coisas nobres e elevadas a fieis já saturados da sujeira
natural do entorno, seja dedicado a atacar unilateralmente uma determinada
agremiação política, como se o baixo nível dos debates do segundo turno estivesse
contaminando as ideias desse ilustre sacerdote.
Tal posicionamento, além de
extemporâneo é desprovido de caridade e de discernimento, afinal deve existir
entre as milhares de pessoas que frequentam aquela comunidade, nos seus famosos
“acampamentos”, pessoas votam no PT. Isso é pecado? Será que naquela missa não
havia ninguém que votasse no PT? Com que perturbação no espírito, um
simpatizante desse partido não assistiria o restante da liturgia? Essa gente
pretende proibir aos católicos de votarem em determinados partidos? Sob que
justificativa? Vão associar esses partidos a emanações ou pactos “demoníacos”,
como o fazem, disparatadamente, a respeito de tantas coisas e costumes? Foi uma
agressão, aparentemente gratuita. Não se pode convidar uma pessoa para ir à
nossa casa e recebê-la com um bofetão.
A política desperta paixão, e a paixão
cega aos homens, por isso é fundamental que alguém mantenha a cabeça fria para
ter credibilidade como mediador, caso o conflito saia de controle, e ninguém
melhor para fazer isso, pelo menos até agora, do que o corpo eclesiástico da
Igreja Católica, posicionando-se neutra em relação aos partidos, mas engajada
na cobrança da ética ou da falta dela no comportamento público dos políticos,
independente de partido. Espero que a atitude desse padre não crie escola.
(visite os blogues construindopiaget.blogspot.com.br - historiatexto...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário