ESTÁ
FALTANDO ALGUMA COISA!
Prof.
Eduardo Simões
Em setembro de2011, nós vimos a uma das
jogadas mais geniais dos últimos tempos, feita por um jogador brasileiro em
gramados sul-americanos – em geral eles deixam o seu melhor futebol para a
Europa. O jogador Leandro Damião deu um chapéu invertido, uma “lambreta”, em um
zagueiro argentino, e, pegando a bola de primeira, encobriu o goleiro
adversário, quase fazendo o gol. Até os argentinos aplaudiram extasiados! Nós,
esperançosos, dizíamos: “está nascendo um novo craque”.
Outubro de 2014. Um lance filmado em
detalhe, sem nenhuma de dúvida: dentro da área do Criciuma, eu não disse Real
Madrid, Barcelona, Bayern, etc., Damião puxa a sua própria camisa, dentro da
área, para provocar um pênalti, justo no momento em que os jornais noticiam que
cada vez mais jogadores estão se denunciando ao árbitro, para evitar erros de
arbitragens ou vantagens desleais... na Europa, entre eles o campeoníssimo Miroslav
Klose. Eu fico pensando: se os jogadores brasileiros estão com esse nível de
enganação e deslealdade, como eles e os técnicos podem exigir, da forma que
exigem, que o juiz não cometa erros? Será que Damião não sabia que a partida
estava sendo televisionada?
Outra coisa que bombou na internet foi
a foto de uma senhora já madura, gente da qual sempre se espera o contrário,
tirando um selfie junto ao caixão de Eduardo Campos. Imediatamente essa foto
foi montada por “n” navegantes, que adicionaram a imagem dela, e seu maldito
celular, junto ao naufrágio do Titanic, à explosão das Torres Gêmeas, à Cristo
crucificado, ao desastre da Seleção, etc., ficando nacional e, quiçá,
internacionalmente marcada. Aposto que ela jamais pensou que uma coisa tão
“natural”, “todo mundo faz”, podia dar nisso. Foi uma lição? Temo que não.
Pessoas com esse tipo de atitude são
rapidamente classificadas pela expressão adjetiva vaga e abrangente de “sem
noção”, inclusive por outros que só não fizeram pior ainda porque não tiveram
oportunidade. O importante é curtir com quem foi idiota bastante para se expor,
mesmo sabendo que os que curtem hoje poderão ser curtidos amanhã, e o balão de
gás fétido da falta de juízo, ou de noção, só faz crescer.
Ninguém nasce com noção, todos somos
sem noção de nascença, quem nos dá a noção é o ambiente social, mediado pela
cultura, em geral introjetada em crianças e jovens por meio da educação, na
qual a escola tem, ou deveria ter, papel fundamental, ainda mais nos dias de hoje
onde a família abandonou seu dever parental, deixando os cuidados da prole a
professores sobrecarregados e sistemas indiferentes?
O sistema só tem um interesse: formar
mão-de-obra não-pensante e não-vivente para tocar, submissa, as máquinas que
movem o progresso de poucos. O homem não é mais a extensão da máquina, mas o
seu subproduto, e com ela deve parecer se não quiser ficar sem lugar na
sociedade. Só importa desenvolver a parte cognitiva para fazer bonito nos
exames nacionais e internacionais, e dar matéria para a eleição dos mesmos
políticos a revezar no poder, sem qualquer atualização que mereça respeito.
Enquanto a escola não levar a sério a
diferença entre o homem e a máquina, e não começar a trabalhar a parte afetiva
e a socialização das crianças, isso só vai piorar.
(visite o meus blogues:
historiatexto.blogspot.com.br – construindopiaget...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário